Yoga melhora a postura e dores no corpo?

A técnica milenar chinesa conhecida como Yoga pode auxiliar no combate às dores no corpo e melhora na postura.

Os chineses desenvolveram um método muito eficaz contra as dores no corpo e postura incorreta, o Yoga. Embora este não seja o principal objetivo da técnica, através do Yoga e seus movimentos de alongamento físico e posturas de equilíbrio, é possível desenvolver diversos músculos do corpo sem causar atrofia nos mesmos e ainda favorecer que o praticante conquiste uma postura ideal.

Como o Yoga auxilia no combate a dor

Os exercícios que compreendem o Yoga consistem em movimentos e práticas respiratórias que promovem um profundo relaxamento, reduzindo os sintomas do estresse e aliviando a tensão muscular que provoca dor. É comum colocarmos tensão sobre os músculos dos ombros, pescoço, costas e cabeça quando estamos sob pressão ou estresse, e por isso os músculos doem. Com a prática do Yoga é possível reduzir estes sintomas, e proporcionar ao praticante momentos relaxantes e sono tranqüilo.

A meditação praticada nas aulas de Yoga também proporcionam ao  praticante bem estar emocional, e contribuem para manter o controle e evitar a tensão.

O Yoga e a saúde dos órgãos

Existem diversas posições praticadas nesta técnica que contribuem para aliviar a dor de cabeça, aumentar a imunidade do corpo, e estimular os hormônios. Algumas destas posições atuam diretamente em benefício de órgãos específicos do corpo como fígado, pâncreas, rins e até mesmo de glândulas como a tireóide. O praticante se sente muito mais ativo, concentrado e disposto a praticar tarefas comuns do dia a dia com estes exercícios.

A prática do Yoga melhora a circulação sanguínea

Os exercícios praticados através da técnica milenar chinesa, estimulam a circulação sanguínea e facilitam  a distribuição de nutrientes pelo sangue. As técnicas de respiração praticadas também auxiliam neste processo de melhoramento da circulação. O ato de expirar durante a contração abdominal é estimulado durante os exercícios de Yoga, o que favorece o alívio da pressão intra-abdominal e facilita o retorno venoso.

Além de aliviar a tensão e melhorar a postura do praticante, o Yoga também auxilia na relação sexual, TPM, e equilíbrio.