Efeitos fisiológicos da massagem

Efeitos fisiológicos da massagem

No decorrer da vida nos deparamos com muitas doenças que só podem ser curadas com tratamentos médicos, no entanto, alguns problemas podem ser tratados com terapias alternativas, como massagens.

Massagem

Massagem consiste em aplicar força ou vibração sobre os tecidos do corpo, incluindo tecidos conectivos, músculos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a elasticidade, mobilidade, circulação e o alívio de dores diversas no corpo.

As massagens devem ser aplicadas nas partes do corpo ou no corpo todo, para curar traumas físicos, aliviar tensão, melhorar a circulação, controlar a dor e aliviar o estresse psicológico.

As massagens oferecem muitos benefícios ao corpo e mente humana, e para quem ainda não sabe o poder dessas técnicas, aqui vão os efeitos fisiológicos da massagem.

Efeitos fisiológicos da massagem

Pele – Entre os efeitos fisiológicos que a massagem proporciona para a pele, estão: melhora a permeabilidade dos poros e a circulação, aumenta a hidratação da pele e a elasticidade dela e das estruturas abaixo dela, alivia dores e diminui cicatrizes.

Circulação sanguínea – Melhora a circulação cutânea, principalmente, nas artérias, veias superficiais, e capilares linfáticos, auxilia no transporte de líquidos pelo corpo, nutre os tecidos e aumenta as hemácias.

Circulação linfática – No sistema linfático, as massagens podem proporcionar alivio nas dores e inchaços das diferentes partes do corpo.

Tecido muscular – A massagem aumenta a circulação do sangue e a linfática, ou seja, os músculos recebem mais sangue com oxigênio. A massagem ao fazer tensão sobre o tecido com problemas previne a formação de aderências na pele.

Tecido adiposo – Tecido adiposo é aquele encontrado abaixo da pele, onde os vasos sanguíneos e linfáticos circulam sobre sua superfície. As massagens feitas no tecido adiposo podem curar diferentes males causados pela insuficiência da circulação, como celulite e varizes. As massagens auxiliam no transporte dos líquidos pelo corpo e ajudam no trabalho intestinal.

Metabolismo – As massagens fazem com que o metabolismo trabalhe melhor e mais rápido, por isso, muitas massagens fazem emagrecer e modelam o corpo, mas só se forem combinadas com uma dieta e exercícios físicos.

Benefícios das massagens

Além de todos os efeitos fisiológicos provocados pelas massagens, essas terapias também oferecem muitos benefícios para a saúde e bem estar humano.

Alguns benefícios das massagens são: controla o estresse, diminui a ansiedade, alivia dores, melhora a circulação do sangue, elasticidade da pele e o sistema imunológico, diminui a pressão arterial, alivia as dores de cabeça, diminui o cansaço, equilibra o sistema intestinal, elimina as toxinas e resíduos metabólicos e acaba com a insônia.

Lugares que oferecem serviços de massagem

As pessoas podem encontrar as mais diversas massagens em vários lugares, como: clínicas e centros de estética, spas e salões de beleza, mas é possível encontrar também profissionais que oferecem massagens à domicílio, para encontrá-las, basta procurar anúncios em jornais ou na internet, ou então, se informar nos estabelecimentos que oferecem massagens.

Massagem no trabalho

A massagem é essencial também para os trabalhadores, ela pode ser feita nos intervalos do horário de trabalho, pois elas podem ser feitas em poucos minutos. Após passar por uma sessão de massagem, o trabalhador fica mais disposto para exercer as suas atividades e sem dores corporais.

Portanto as massagens só oferecem coisas boas para as pessoas, mas para obter todos os resultados, é necessário procurar um profissional.