Como a SIPAT pode Reforçar a Importância do Uso do EPI

Como a SIPAT pode Reforçar a Importância do Uso do EPI

Os trabalhadores correm riscos no trabalho todos os dias, e mesmo que a sua função pareça segura, é importante, que todos usem os equipamentos de proteção individuais para garantir o bem-estar e a integridade física. Em um ambiente de trabalho, os funcionários precisam se cuidar e exigir que a empresa, onde trabalha, tome todas as providências para garantir a saúde de todos, entre as principais medidas, está a realização da SIPAT.

SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, ela é obrigatória em todas as empresas e foi criada para conscientizar os empregados da importância de trabalhar com segurança para evitar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

Essa semana é organizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), o objetivo desta ação é conscientizar os trabalhadores dos perigos de todos os dias no ambiente de trabalho e como preveni-los.

Como a SIPAT pode reforçar o uso do EPI no trabalho

O uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), é essencial no dia a dia de todo o trabalhador, porque ninguém está livre de um acidente ou doença decorrente do trabalho.

São muitas as formas que a SIPAT pode usar para conscientizar os trabalhadores da imensa importância dos equipamentos de segurança, entre as quais estão: dinâmicas, que são situações hipotéticas, que ensinam os trabalhadores a trabalharem em equipe e usarem do jeito certo os EPIs; palestras com profissionais que entendem do assunto; bate-papos entre os funcionários e os seus supervisores, realizar competições de conhecimento, entre outros.

O mais comum nas empresas é a realização de palestras com foco comportamental. A empresa Conceito Zen que atende em SP disponibiliza diversas atividades para SIPAT em seu site com o foco de levar informação aos funcionários de forma dinâmica e lúdica, sem perder o objetivo de proporcionar conhecimento às pessoas.

Acredito que atividades assim, são bem melhores recebidas pelos funcionários do que um simples treinamento com foco técnico. A parte técnica deve ser realizada no dia a dia, já na SIPAT, acredito que atividades mais lúdicas e com alguém de fora da empresa chama muito mais atenção dos participantes e reforça as campanhas que já acontecem na empresa.

Importância da Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Além de conscientizar os trabalhadores da importância do uso dos equipamentos de proteção individuais, a SIPAT, trabalha na proteção dos funcionários, pois informa a todos os envolvidos, seus deveres e os cuidados que devem ter em sua rotina diária.

O Ministério do Trabalho e Emprego, obriga a todas as empresas a adicionarem essa semana em seus estabelecimentos, uma vez ao ano. Essa ação, como o nome já diz, precisa ser realizada por uma semana, caso, ela seja feita em menor tempo, a empresa terá problemas com a lei e será multada.

A SIPAT tem que ser realizada durante o horário de trabalho, pois é considerada um curso ou treinamento, que todos os empregados da empresa devem fazer parte. A SIPAT também pode conscientizar os trabalhadores sobre o uso dos EPIs, através de atividades motivacionais, sorteios de brindes, teatro e muito mais.

Portanto, todos os trabalhadores, que exercem funções perigosas ou não, devem usar durante todo o seu horário de trabalho, os equipamentos de proteção individuais, e claro devem ter cuidado na hora do trabalho, pois somente assim, poderão garantir a saúde e o bem-estar. Se é dono de uma empresa, não abra mão da SIPAT, porque, ela ajudará a todos os seus funcionários a trabalharem com responsabilidade.